sábado, 14 de setembro de 2013

A TERRA PARA OS INDÍGENAS É SAGRADA PARA "ALGUNS" É MERCADORIA!



   Depois de discutirmos a questão indígena no Brasil, juntamente com o documentário "Sagrada Terra Especulada", a problemática da especulação imobiliária, Noroeste e o Santuário dos Pajés, realizamos um Festival de Charge. O tema do festival: A terra para os indígenas é sagrada para alguns é mercadoria. Ao final, a charge mais curtida no Facebook e o texto mais criativo ganham o festival. Abaixo você encontrará os três desenhos mais votados e o texto!!


TEXTO: A terra para o indígena é sagrada para "outros" é mercadoria!


     Para os indígenas, a terra é considerada sagrada. Os índios nascem, crescem e se alimentam na natureza, ou seja, eles preservam por que é da terra que retiram seu alimento, e vive suas culturas. A terra para eles é o lar que possuem, portanto para eles preservar a mata, os animais, os rios e florestas são importantes, pois necessitam disso para sobreviver. Eles só vivem bem, se alimentam bem, se a natureza, em geral, estiver bem cuidada.

     Já para muitas pessoas que só pensam em consumo, a terra, vira mercadoria por que é de lá que eles cortam as árvores para transformar em papel, tecido, etc. Devastam a natureza pensando somente em seu bem estar, construindo casas e grandes cidades. Além disso, devastam o solo para fazer plantio de soja, que é um alimento pouco consumido aqui no Brasil, mas bastante exportado, o que gera muito lucro, sem contar que o plantio de soja com o tempo, torna o solo sem utilidades, pois ele fica infértil. 

     Grandes cidades ainda acabam ocupando áreas que deveriam ser preservadas, o que acaba gerando a extinção de algumas espécies de animais, que perdem o seu habitat natural e não conseguem sobreviver. A exploração de petróleo, muitas vezes polui a água do mar, o que contribui para a destruição da natureza e dos animais aquáticos e é uma grande fonte de renda. Tudo isso para transformar em lucro e dinheiro.

      Os índios pensam em sua sobrevivência, se importam com o lugar em que vivem, já a maioria das outras pessoas, criadas e educadas dentro de um mundo onde o bem material é bem mais valorizado, pensam apenas no dinheiro e no lucro em que podem obter e não se importam com a terra e a natureza.
            
     Aqui no Brasil, os índios ainda tentam preservar a natureza e suas terras ainda existentes, mas o pouco que eles têm os homens brancos ainda está fazendo de tudo para arrancar e acabar com o que resta. 
      
      Os indígenas ainda lutam do jeito que pode, mas acabam perdendo a maioria das lutas por suas terras e assim o que resta da cultura indígena no Brasil vai se acabando aos poucos.

                                              
  TEXTO: Laura  Lemos da Costa – 6ª D  


DESENHO:

1º- LUGAR. MAIS CURTIDO: Nathália Fidelis - 6ª E

2º- LUGAR. SEGUNDO MAIS CURTIDO: Adelaide Pereira- 6ª F


3º -LUGAR. PRÊMIO CRIATIVIDADE: Amanda Aquino. 6ª A