terça-feira, 17 de maio de 2011

Os presídios e os políticos

Meu manifesto é associado a várias causas, principalmente sobre as condições carcerárias no Brasil. As condições nos presídios são precárias, fazendo com que os detentos, em vez melhorar sua conduta perante a sociedade, fiquem cada vez piores.

Na minha opinião, o governe deveria investir mais na reabilitação dos detentos, porque nos presídios atuais vemos um cenário de descaso, onde predominam a superlotação, más condições de higiene e saúde.

Meu manifesto também aborda a política e a corrupção. Acho que enquanto a população mantiver o seu pensamento medíocre em relação a esse assunto, a política vai continuar impune como está, com tantos Rorizes e Sarneys. 

PEDRO DYERDREI
CEF04, Ceilândia-DF
8ª C


Drogas


As drogas matam as pessoas todos os anos, seja vício, seja dívida ou até curiosidade.
Ela acaba com sua vida, deixa você sem comida.

As drogas tiram sua família, seu dinheiro e sua casa.
Algumas acham que não dão nada, muito pelo contrário acabam virando usuários.

Isso é o que acontece com quem não se cuida, com quem não se preserva.
Ela faz você um daqueles que já não moram mais na Terra.

Dá um trago nela que você se ferra.
Então vê se não erra.

CÁSSIO
CEF04, Ceilândia-DF
8ª C

Um sonho possível?


Dizem que o Imperialismo acabou, mas eu vejo ele por aí explorando a população por meio das transnacionais que dizem estar trazendo a industrialização para os países subdesenvolvidos.
Por que a cultura dos Estados Unidos e dos europeus é considerada superior a nossa? Numa sociedade que vive para copiar o modo de vida "americano", com suas roupas, músicas e etc., cadê a nossa cultura? Por que ela não é valorizada pelas pessoas?
Não é porque as pessoas não fazem nada que significa que elas não têm sede de mudanças. O estado não investe na educação, pois tem medo que os cidadãos conheçam seus direitos e se revoltem. Querem cidadãos analfabetos e submissos.
A polícia que tem a missão de nos proteger é mais corrupta do que os próprios políticos, pois em muitos lugares  do Brasil comanda o tráfico de drogas, facilita a entrada de armas no país. Pior ainda é que eles vêem a maldade, porém se calam através de suborno.
As pessoas da própria população deveriam conhecer o passado dos candidatos antes de votar, pois assim evitaríamos um monte de corruptos e desonestos na nossa política. No entanto, com mulheres "frutas", humoristas e outros sem a menor capacidade de pensar e nos representando... Desse jeito o Brasil não vai pra frente!
Eu queria que os governantes investissem mais na educação, porque nas escolas públicas geralmente faltam professores, salas de aula cheias, violência e tantos outros problemas.
A saúde é um caos, as pessoas morrem depois de ficar 8 horas na espera de atendimento, ainda tem a falta de remédios. O dinheiro dos impostos que seriam destinados à saúde vão para o bolso dos políticos.
O transporte nem se fala, os ônibus estão em situação precária e o metrô, de tão cheio, parece uma lata de sardinha.
Sonho com uma sociedade em que as pessoas fossem julgadas pelo que são e não pela cor da sua pele, que pudessem ter acesso a uma boa educação, transporte decente, hospitais em boas condições, políticos honestos e um país mais pacífico. Talvez isso tudo seja apenas um sonho, mas quem sabe no futuro possa ser realidade.

LARISSA CARVALHO DE SOUSA
CEF04, Ceilândia-DF
8ª C